Mais de 11 mil 'alunos' retornam às salas de aulas em " Pelotas " |
Educação
A paternidade é um dom que se apresenta de diferentes formas na vida de cada pessoa. Para alguns, é a concretização de um planejamento e sonho. Já para outros, é uma surpresa inesperada e incrível que chega para mudar da melhor forma possível suas vidas - e também das mamães.
Neste domingo, dia 13, é comemorado o Dia dos Pais. Uma data destinada para aqueles que dedicam grande parte de sua vida na criação e educação dos filhos, sempre oferecendo seu tempo, paciência e amor.
Ser pai, como fala Tibério Valcanaia, 74 anos, é "estar sempre. Muitas vezes você chega em casa cansado depois de um dia de trabalho e seu filho pede para brincar. Esses momentos e essa dedicação é o que esse papel representa na vida deles".
Nesta edição, em homenagem a todos os papais, apresentamos três depoimentos de pais experientes e também de primeira viagem. Eles têm diferentes idades, mas um único objetivo: sempre dar o melhor de si e, acima de tudo, garantir um futuro digno para seus filhos.
O desejo é unânime: uma vida feliz e muita saúde para suas eternas crianças. Por isso, a equipe do Café Impresso deixa registrada aqui sua admiração e também os parabéns para todos os pais que ajudam na criação de seus filhos e, em alguns casos, exercem dois papeis: de pai e mãe.
Um maravilhoso Dia dos Pais para todos!

Fui pai pela primeira vez com 34 anos, quando nasceu o Tibério César. Quatro anos depois tive meu segundo filho, o Toti, e foram dois dos momentos mais felizes da minha vida. Sempre gostei de crianças e queria muito ser pai. Na época, eu e minha mulher planejamos ter dois filhos e, alguns anos depois, acabamos no separando, mas os meninos ficaram comigo.
Eu trabalhava o dia inteiro, dava aulas no período da noite e trabalhava nas rádios durante os fins de semana. Mas, apesar de tudo, sempre conseguir estar presente, porque isso é ser pai: estar presente.
Depois que me separei escolhi ficar sozinho para poder cria-los, e assim passamos 13 anos, sempre juntos, era uma maravilha. Hoje, nossa maior alegria continua sendo sentarmos os três à mesa. Ali falamos de tudo, dos problemas e das alegrias. Nós nos ajudamos e aconselhamos, sempre fomos muito unidos. Um não vive sem o outro.
Falo com eles todos os dias e neste domingo que é Dia dos Pais vamos estar juntos com certeza. Meus dois filhos têm personalidades diferentes e cada um me ensinou muito, me ensinam até hoje. Eles se dão muito bem entre si, são grandes amigos e isso me faz feliz.
Hoje, aos 74 anos, tenho meus filhos crescidos e me orgulho muito deles, são minhas maiores alegrias e sempre que estamos juntos é uma maravilha. Desejo a todos um Feliz dos Pais!
Tibério Valcanaia, 74 anos

Foto: Rafael David
Tive a felicidade de ser pai aos 35 anos, depois de uma busca intensa para este sonho, pois eu e minha esposa Kelly C. Harbs Howe, tivemos alguns percalços nesta jornada. Mas hoje temos nosso filho, que se chama Matheus e tem quatro meses.
Não existe forma de colocar este sentimento em papel. Um filho transforma nossa vida, não tem como saber o verdadeiro significado do amor sem exercer a paternidade. É um sentimento que transpassa qualquer outro, você passa a viver em prol desse novo ser.
Como pais, necessitamos estar muito próximos de nossos filhos para conseguir dar o direcionamento certo a eles. As crianças hoje estão 'ensinando' os adultos em muitos aspectos.
Acima de tudo, como pai, desejo que meu filho seja feliz e que se torne digno pelo trabalho honesto, que possa no futuro formar uma família e sentir o verdadeiro amor que hoje eu sinto.
Desejo a todos os pais um abençoado dia. In memorian ao meu Pai, que é um dos responsáveis pela pessoa que me tornei. Aqueles que estão em busca desse sonho, lhes digo que não desistam, pois garanto que vale a pena.
Vale ressaltar que se hoje sou pai é por que existe uma mãe, que dispensa qualquer comentário na entrega e dedicação na criação de um filho. Um abençoado Dia dos Pais a todos.
Harrybert Howe Júnior, 36 anos

?Foto: Rafael David
Fui pai do Lorenzo Rafael Oliveira aos 23 anos. Hoje, ele tem quatro meses e eu e minha esposa Andressa de Andrade Oliveira estamos realizados. A paternidade sempre foi algo que planejei em minha vida, apenas nosso filho que se adiantou um pouco, mas é a maior alegria que poderíamos ter.
Lorenzo mudou completamente nossas vidas e rotinas. Tudo que eu faço agora é pensando primeiro nele. A responsabilidade e preocupação aumentam e o amor com certeza se multiplica.
Peço a Deus que sempre dê a ele sabedoria, saúde e que ele seja um rapaz muito feliz. Agradeço pela família linda que tenho hoje e por estar comemorando essa data tão importante.
Um feliz Dia dos Pais para todos!
Kelvin Andrade Oliveira, 23 anos
Educação
Teste
TESTE XML
Cidade
Destaque
Gauchão 2024
Lobo de olho
Caderno Saúde
Gauchão 2024
Folia