A semana foi movimentada na Associação de Pais e Amigos do Excepcionais (Apae) de Timbó. Com uma programação extensa e variada que iniciou no último dia 19, a diretoria da Apae montou uma grade com diversas atrações voltadas aos alunos e à comunidade, em prol da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

Uma das atrações de destaque que movimentou todos com dança, música e muita diversão foi a apresentação da banda D'Fiebes, que aconteceu no dia 22, terça-feira.

"Temos 162 crianças especiais que têm desde zero até mais de 50 anos. Elas estavam aqui e tiveram um dia muito feliz", garante uma das fundadoras da Apae de Timbó e atual presidente da associação, Elisabeth Germer.

Para Haroldo Fiebes, que é integrante da banda e vereador de Timbó, a experiência foi única e indescritível. "Já toquei outras vezes na Apae, mas essa foi a primeira apresentação da banda. Foi muito gratificante. Nós trouxemos o show até eles e ver o sorriso no rosto de cada uma dessas pessoas não tem preço. São pessoas maravilhosas", garante.

"É preciso que haja mais atenção e presença"

"Fico bem decepcionada porque, apesar do evento ter sido ótimo, foram poucos pais que estiveram presentes. Acredito que nós, e incluo pais e mães aqui, devemos dar mais atenção e presença. As crianças que estão aqui na Apae são educadas para a vida com amor", desabafa Elisabeth.

Ela deixa seu agradecimento à equipe da Apae que não mediu esforços e, durante toda a semana, esteve presente nos eventos de forma ativa. "São profissionais que realmente abraçaram a causa. Aqui é o lar das nossas crianças, dos nossos jovens e adultos. Aqui eles são felizes e é esse nosso principal objetivo", destaca a presidente.

Música: uma linguagem universal

No que diz respeito ao show, que durou cerca de duas horas e teve músicas alemãs, italianas e de outras etnias, garantindo assim diversão e também atendendo às preferências musicais de todos que estavam no local, Elisabeth deixa seu agradecimento.

"O Haroldo Fiebes é apaeano e vez e outra está aqui para agraciar os membros da Apae com música e diversão. Sempre digo que a música é uma linguagem universal, todo mundo gosta, se diverte, sente o ritmo e emoção que a melodia traz", diz a presidente.

Frente a isso, Fiebes garante que, assim que possível, a banda irá retornar e fazer um novo show. "Assim que for possível iremos voltar com certeza. Quero aproveitar para, em nome de todos os integrantes do D'Fiebes, deixar nosso agradecimento à organização, professores e membros da Apae que interagiram e fizeram com que as crianças e jovens interagissem e se divertissem também", ressalta Fiebes.