Por Vitória de Góes
vitoria.goes@diariopopular.com.br

A 20ª edição da Expofesta da Melancia movimentou o final de semana em Pedro Osório. Organizada pela Prefeitura em parceria com a Emater e produtores rurais, a festa que aconteceu no parque do Sindicato Rural contou com mais de 70 estandes de expositores da região com comidas, bebidas e artesanato.

Para os visitantes que passaram pelo local não faltou, claro, a melancia. Distribuída gratuitamente durante a festa, estima-se que neste ano 40 toneladas tenham sido consumidas, oito a mais que na edição anterior.

Camilla Collasso mora em Pelotas e aproveitou para passar o domingo no parque junto ao marido. Foi a primeira vez deles no evento. No espaço de distribuição da fruta ela elogiou a qualidade do produto local. "Bem docinha, gelada, muito boa mesmo."

Agricultura familiar

Durante a festa também aconteceu a 11ª Festa Regional da Agricultura Familiar. A rainha Rithiele Araújo destacou a importância dos pequenos produtores. "A agricultura familiar é o que faz a Festa da Melancia. São eles que produzem a fruta, então é importante dar esse destaque para eles."

O evento retornou ainda maior após dois anos sem programação por conta da pandemia. Foram dois palcos para atrações culturais, maior oferta da fruta, espaço para acampamento e shows nacionais.

A secretária da Cultura Andrielli Pereira disse que o Município já está planejando a próxima edição e que o objetivo é realizar uma comemoração cada vez maior, dando mais destaque para a produção da região. "Na próxima queremos utilizar leis para conseguir mais orçamento e aumentar a festa, trazendo mais visitantes", projeta.