Em um local calmo, tranquilo, aconchegante e rodeado por belezas naturais está localizada a Fazenda Ventania, um ambiente com atendimento diferenciado e acomodações variadas que foi inaugurado há três anos e, recentemente, passou a atender com uma nova estrutura.

À frente desse empreendimento está a sócia proprietária e gerente geral Miriam Venancio e o proprietário Paulo Zadrozny, que contam com o auxílio de outros quatro funcionários.

Os atrativos de maior destaque do local, que fica na Estrada Ribeirão Tigre em Rio Bonito, na cidade de Rio dos Cedros, é o turismo ecológico e a culinária caseira estilo colonial.

"Um dos pacotes mais procurados é o 'Passa Dia na Fazenda'. Nele, o cliente tem incluso o almoço, faz trilhas ecológicas com o guia e, para finalizar, experimenta o Café Colonial. Foi um pacote pensado e desenvolvido para as pessoas da região que gostariam de curtir mais o dia, mas sem a necessidade de se hospedar", explica Miriam.

Outro grande atrativo da Fazenda Ventania é o Luau, um acampamento que acontece uma vez por ano.

Emoção, adrenalina e belezas naturais

Há quatro trilhas que podem ser feitas na Fazenda Ventania. Duas delas são de fácil acesso e não necessitam de guia, já as demais só podem ser feitas junto a um instrutor.

Independente da escolha do hóspede, uma coisa é cerca: todos os caminhos levam até rios, cachoeiras, riachos e piscina natural, além de contemplar belíssimas paisagens e uma culinária que não deixa a desejar.

"O nosso cardápio, por ser caseiro, tem receitas com um sabor único e os clientes amam. Além disso, nosso restaurante possui vários ambientes para que as pessoas possam relaxar. Nos preocupamos com o bem-estar de quem está aqui", garante Miriam.

No que diz respeito ao almoço, fora as pessoas que compram o pacote, a gerente diz o mesmo só é feito mediante reserva antecipada.

Nova estrutura do Camping

Neste ano a Fazenda Ventania trouxe uma super novidade para seus clientes: a nova estrutura do Camping! Um espaço que foi feito para proporcionar lazer às pessoas em meio a natureza.

"A estrutura conta com banheiros, chuveiros e pia comunitária. Liberamos o uso dos mesmos para quem está hospedado do Camping acesso, que libera acesso às duas trilhas que podem ser feitas sem a presença do instrutor", acrescenta Miriam.

Ela diz que é permitido trazer 'apetrechos' de camping para o local e churrasqueiras portáteis - desde que isso não exija energia, visto que o Camping não possui pontos de luz nas barracas.

Outra opção para quem optar pela aventura são os quiosques com churrasqueira, que tem pia, mesa, bancada e ponto de luz - mas o valor, nesse caso, é cobrado separadamente.

Novidade para ciclistas e mochileiros

Pensando nos ciclistas e mochileiros que se hospedam na Fazenda, foi construído um anexo ao Restaurante 2, no qual há quartos compartilhados - cada um contendo seis camas, proporcionando estadia e comodidade para até 12 pessoas.

"No valor estipulado para esse quarto, fornecemos café da manhã, lençol, toalha, travesseiro e armário com chave. Sabemos que muitos ciclistas da região gostariam de fazer o percurso de bike, mas sempre há dificuldade de achar lugares assim aqui em Rio dos Cedros.

Com estes quartos conseguimos suprir a necessidade de quem gosta de viajar de mochila ou bicicleta", explica Miriam.

Ela diz que outra opção também é o Chalé, que acomoda até quatro pessoas. Ele tem dois quartos de casal, sala com lareira, cozinha equipada, área de churrasco e banheiro com lavabo, chuveiro e banheira.

"Junte tudo isso à uma visão única para montanhas e lago. É o local perfeito", garante.