Crianças, jovens e adultos já têm uma programação especialmente preparada e pensada para aprender, conhecer e se divertir: a 13ª edição da Feira do Livro de Timbó. O evento acontece do dia 9 a 13 de agosto e irá trazer diversos atrativos, como contação de histórias, sopa de letrinhas, espetáculos, peças teatrais, Timbó em canto - entre muitos outros.

Neste ano a Feira acontece no Pavilhão de Eventos Henry Paul e terá diversos standes literários de vários cantos do Brasil, que atendem a todas as idades e preferências.

"Há vários tipos de leitura. Os adolescentes, por exemplo, são mais fãs de séries e haverá essa opção. Com a transferência do evento neste ano, acabamos tendo mais tempo para divulgar e planejar, por isso a expectativa é que seja ainda melhor do que em 2016", analisa a responsável pelo setor de ações culturais da Fundação Cultural de Timbó e organizadora da Feira, Inês Klaumann.

Exercitando o senso crítico

A edição da Feira neste ano, que acontece em Timbó desde 2005, estava prevista para acontecer no último mês de julho. Porém, devido às chuvas e ao risco de enchente, foi transferida para agosto.

Inês frisa que o principal objetivo desse evento é fomentar a leitura, cultura e o senso crítico de crianças, jovens e também adultos. "Incentivamos a leitura desde a infância. Inclusive, beneficiamos neste evento todas as faixas etárias porque ler é essencial, faz com que a pessoa pense melhor, movimente o intelecto. Além disso, a Feira traz uma oportunidade de lazer para a família", garante.

Dia dos Pais com programação especial

Durante o dia, as ações e atrativos serão mais voltadas às crianças que vêm de diversas escolas da região para prestigiar a Feira. Mas, no período da noite e aos fins de semana, essa programação está recheada de atrativos para todas as idades - inclusive no domingo, dia 13, que é Dia dos Pais, haverá uma programação especial para eles.

"O grupo Cia Mútua, de Itajaí, vai ser responsável pela realização de três atrações denominadas Caixa, Mágicas e Felizes Para Sempre. Também vai haver apresentações do Emiliano de Souza, de Guabiruba. As duas atrações vêm através de um convênio feito com o Sesc de Blumenau", complementa a coordenadora.

Mas o município de Timbó também irá marcar presença com diversas apresentações de grupos como Monteiro Lobato, da escola Padre Martinho Stein e também o Uni Duni Tê. "Temos esse espaço aberto aos grupos e eles vêm até nós para solicitar sua participação no evento. Neste ano vamos ter três ambientes destinados à essas apresentações para atender a mais grupos e cidades", comenta Inês.

Passes escolares serão disponibilizados

Para facilitar o acesso dos estudantes ao evento, a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) estará disponibilizando passes escolares através da Lancatur. "É um evento aberto a todos. Vêm escolas e pessoas de Rio dos Cedros, Pomerode, Indaial e outras cidades. O Parque Henry Paul é um local seguro e propício, tanto para os livreiros quanto os visitantes. Por isso, em nome da Fundação e da Prefeitura Municipal de Timbó, deixo meu convite para que todos prestigiem essa nova edição da Feira", finaliza Inês.