Mais de 11 mil 'alunos' retornam às salas de aulas em " Pelotas " |
Educação
MAIN
Paulo Lanzetta - Estande institucional ofercerá programação presencial e virtual aos interessados
A partir desta terça-feira, a Embrapa Clima Temperado sediará a 33ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas (AOCA), na Estação Experimental Terras Baixas, localizada em Capão do Leão. Pelo quinto ano consecutivo no mesmo local, o espaço ganha melhor infraestrutura, maior número de expositores e lavouras bem apresentadas com tecnologias que atendem o perfil dos produtores multissafra, tema escolhido pela comissão organizadora do evento neste ano.
O evento inicia nesta terça e encerra na quinta-feira, sendo que o ato festivo da colheita ocorre às 17h de quarta-feira. A empresa conta com três vitrines tecnológicas nas áreas de arroz irrigado, soja e milho irrigados e integração lavoura-pecuária, além de uma programação no estande institucional, divulgando conhecimento técnico, com palestras gratuitas para o público interessado. Toda a agenda será disponibilizada pelo canal do Terra Sul no Youtube.
Nos últimos anos, o produtor de arroz vem transformando o seu perfil, deixando de lado uma característica típica de monocultor de arroz para se tornar um produtor amplo, com soja, milho, pecuária, dentre as várias combinações e possibilidades. Dentro desta transformação, a pesquisa agropecuária vem antevendo soluções tecnológicas baseadas na diversificação de culturas e intensificação da produção, para atender as necessidades do setor.
“Durante o evento a Embrapa apresenta várias tecnologias voltadas à diversificação e eficiência produtiva, inclusive os temas técnicos escolhidos para as palestras em nosso estande se inserem nesse espírito ‘multissafra’: o manejo de pragas, a irrigação e drenagem, a integração lavoura-pecuária, aspectos do clima regional, fertilidade do solo, dentre várias outras falas nesse sentido”, destacou o supervisor do Setor de Implementação da Programação de Transferência de Tecnologias, pesquisador Giovani Theisen.
Conforme ele, a soja chega com força nas terras baixas, dividindo espaços com o cultivo do arroz irrigado. A leguminosa possibilita um melhor aproveitamento global das áreas e do maquinário, dilui custos e amplia as possibilidades comerciais nas propriedades, sem falar do benefício técnico no sentido de melhoria da qualidade do solo e no manejo de plantas daninhas. “Se pensarmos que o cultivo do arroz mal utiliza um terço da área agrícola nas terras baixas gaúchas, ainda há espaço para o aproveitamento desta área com outras culturas no período do verão. E se pensarmos na fase inverno do ciclo produtivo as possibilidades de aproveitamento de áreas e intensificação produtiva são ainda maiores; claro que com a devida adequação tecnológica para isto”, destaca o pesquisador.
No campo demonstrativo, a Embrapa apresentará cinco cultivares de arroz, mais de vinte parcelas com forrageiras para a integração-lavoura-pecuária, além de milho e soja irrigados no sistema sulco-camalhão. Esta técnica de irrigação está se mostrando bem promissora, pela característica peculiar dos solos das terras baixas que quando estão encharcados demoram muito a secar, mas em épocas secas apresentam baixa capacidade de retenção da umidade, o que prejudica os cultivos como a soja, o milho e mesmo as pastagens. “Um aspecto de destaque esse ano é um aumento nas áreas demonstrativas sobre tecnologias para a integração lavoura-pecuária (ILP).
No estande institucional, serão apresentadas 14 palestras que buscam oferecer conhecimento para atender o perfil multissafra. Theisen diz que um dos aspectos sensíveis nos cultivos em terras baixas é o controle de pragas, assim, já no primeiro dia de programação um dos temas a serem abordados nas palestras no estande é justamente Manejo de Pragas, onde serão apresentadas as recomendações atualizadas nesse sentido, depoimentos da assistência técnica e opções de tecnologias para o controle biológico.
Para expor ao público as oportunidades comerciais que podem ser feitas com as tecnologias da Embrapa, em especial no aspecto de multiplicação e distribuição dos cultivares gerados pela Empresa, nos três dias do evento acontecerá no estande uma palestra intitulada “Oportunidades de Negócios: genética vegetal da Embrapa para uma agricultura multissafras”, com o pesquisador Elbio T. Cardoso.
A participação da Embrapa na 33ª Abertura da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas traz o envolvimento de mais sete unidades de pesquisa da empresa, incluindo algumas da região Sul e outras de diferentes estados do País. Todas as palestras do estande serão disponibilizadas ao vivo pelo canal do Terra Sul no Youtube, ficando também gravadas para assistir posteriormente.
Educação
Teste
TESTE XML
Cidade
Destaque
Gauchão 2024
Lobo de olho
Caderno Saúde
Gauchão 2024
Folia