Mais de 11 mil 'alunos' retornam às salas de aulas em " Pelotas " |
Educação
O índice de criminalidade relativo a crimes graves, como o roubo por exemplo, teve diminuição de 50% nos primeiros seis meses deste ano. Essa mudança é reflexo das diversas ações diárias que estão sendo realizadas pela Polícia Militar (PM) de Timbó, contando com a parceria e apoio da Polícia Civil, comunidade e órgãos públicos.
Frente aos resultados positivos, o Comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar, Tenente Cristofer Tiemann, que assumiu o cargo em janeiro deste ano, reforça que a tropa de Timbó é muito qualificada. "No início deste ano realizamos uma reunião com o nosso efetivo. Em conjunto, combinamos que nossas ações estariam sob dois pilares: treinamento e operações policiais", explica.
O treinamento se refere a instrução e preparação dos policiais para enfrentar as mais diversas situações, fazendo uso de novas técnicas. "É algo importantíssimo para manter a qualidade do nosso serviço", reforça.
Já as operações policiais são realizadas com frequência. "As de pequeno porte acontecem todos os dias, as de médio porte toda semana e as de grande porte, que exigem mais tempo, são realizadas também, como foi o caso da operação Kabash (leia mais sobre essa operação na página 27)", pontua o tenente.
Tiemann destaca que o apoio da Polícia Civil e comunidade tem ajudado a alcançar resultados ainda mais promissores. "As pessoas, ao perceberem algo estranho ou tendo alguma denúncia podem e devem comunicar à PM imediatamente. Se for um cidadão de bem, iremos analisar a situação e libera-lo. Mas já realizamos prisões de elementos perigosos, pessoas foragidas, devido às denúncias. Elas são muito importantes", ressalta o tenente.
Ele acrescenta que ao mesmo tempo em que o número de crimes graves e violentos diminuiu pela metade, o número de furtos teve aumento. "Começamos a investigar o porquê disso e chegamos a duas conclusões. A primeira é que os criminosos vinham de outras cidades para praticar furtos em Timbó e, com o auxílio da Polícia Civil, conseguimos identificar quase a totalidade desses autores de furto, inclusive prendendo alguns em flagrante aqui e também realizando prisões em outras cidades", esclarece Tiemann.
Outra vertente analisada foi a ligação dos furtos com o tráfico de drogas e, agora, com a operação realizada no último dia 21, a tendência é que o número de furtos em Timbó também diminua.
O Programa Rede de Vizinhos é outra questão apontada por Tiemann. Ele diz que se trata de um programa da Polícia Militar, institucionalizado no Estado inteiro. "Antes era conhecido por outros nomes, mas agora é oficialmente Rede de Vizinhos. É uma ação que tem apoio do Conseg e outros órgãos, mas é um programa da PM e por isso é importante que essa ação caminhe em conjunto com as orientações que passamos", comenta o tenente.
Ele frisa que a partir de agora a PM irá acompanhar ainda mais de perto o andamento do programa na cidade, "justamente para que ele cresça de forma ordenada", garante.
As barreiras policiais têm sido realizadas com mais frequência também e, mesmo auxiliando a detectar motoristas embriagados por exemplo, Tiemann esclarece que esse não é foco da ação. "O foco é a situação criminal. Por isso revistamos, à procura de armas, drogas ou de encontrar pessoas foragidas. Mas, ao mesmo tempo, quando um veículo é abordado, o policial em questão se torna responsável e, vendo que uma pessoa está dirigindo embriagada, é sua obrigação seguir os procedimentos administrativos, é o que está na Lei", esclarece o tenente.
"É utopia falar que vamos exterminar e acabar com o crime. Nenhuma cidade no mundo está livre disso. Mas estamos fazendo a limpa, estamos fazendo a nossa parte", garante o tenente.
Ele adianta que o segundo semestre deste ano é também um segundo passo da linha de planejamento traçada com o batalhão no do início de 2017. "Vamos continuar com os treinamentos e operações policiais, com base em uma atuação enérgica e firme e a expectativa é que nós continuemos com o nível baixo de ocorrências graves e também dos crimes não tão graves, como o furto.
A perspectiva é muito boa para o segundo semestre e a população pode contar conosco. Nós contamos com o apoio do poder público e comunidade para, cada vez mais, manter a comunidade segura e protegida", ressalta o tenente.
As denúncias para a PM podem ser feitas discando 190 ou através acessando o site www.pm.sc.gov.br/cidadao/denuncia.html.
Seja como for a forma de denúncia, a identidade da pessoa irá permanecer em sigilo para garantir sua segurança.
Educação
Teste
TESTE XML
Cidade
Destaque
Gauchão 2024
Lobo de olho
Caderno Saúde
Gauchão 2024
Folia