A comandante, Capitã Carolina Maria Bachmann completou um ano, no dia 4 de fevereiro a frente da 2ª Companhia do 10° Batalhão de Polícia Militar, que tem a circunscrição sobre nove municípios: Timbó (sede), Pomerode, Indaial, Benedito Novo, Rio dos Cedros, Dr. Pedrinho, Ascurra, Rodeio e Apiúna. Ela ingressou na Polícia Militar em 2006. Depois de formada, atuou no 10º BPM em Blumenau e, antes de vir para Timbó, em dezembro de 2013, assumiu o comando do 1° Pelotão de Polícia Militar em Pomerode.

A transmissão de cargos ocorreu no dia 4 de fevereiro do ano passado.  Para a comandante assumir o comando de nove municípios era um grande desafio e certamente continua sendo. "Precisamos também manter um bom contato com a comunidade que, certamente ajuda o trabalho da polícia. Para isso, vou conhecer de perto a realidade de cada município de abrangência da 2ª Companhia e tentar fazer o melhor com os recursos humanos e materiais que existe", destacou quando assumiu.

Uma de suas marcas foi buscar o apoio da comunidade na colaboração com a prevenção. Foram reativadas as reuniões com o Conselho de Segurança, Conseg que são feitas atualmente nas primeiras quartas-feiras de cada mês às 18h30min, na Câmara de Vereadores de Timbó. "As reuniões são abertas à comunidade que pode participar com reivindicações e sugestões". Das ações que tem implementado, na área de prevenção a campanha do vizinho solidário já foi abraçada por moradores de algumas ruas, no bairro das Nações. "A ideia é incentivar uma rede de proteção mútua, ou seja, cada vizinho observar qualquer movimento diferente na rua tanto de pessoas como de veículos. A Prevenção Primária como instrumento de integração dos operadores da Polícia Comunitária contribui para a segurança pessoal do cidadão no contexto social, pois este deve ter a Segurança Pública como qualidade de vida e investir em prevenção é a melhor opção diante das ameaças urbanas."

Durante as festas de final de ano, muitas pessoas viajam com seus familiares com destino ao Litoral. Para coibir os constantes roubos à residência que ocorrem nesta época de férias, a Polícia Militar desenvolveu o programa férias seguras, com rondas nas residências de pessoas que foram viajar e se cadastram previamente. A operação especial ocorreu no período de 19 de dezembro a 3 de janeiro.

Um exemplo  do poder desta ação  foi o que aconteceu ainda em novembro do ano passado em Rio dos Cedros. Com o apoio da população a Polícia Militar de Rio dos Cedros prendeu três homens com produtos provenientes de furto. O fato ocorreu na Região dos Lagos, quando vizinhos notaram que havia algo de estranho acontecendo em duas residências. Diante dos fatos, chamaram a Polícia Militar que abordou o veículo e constatou que os produtos que estavam sendo levados eram furtados.

Com relação ao comércio foram feitas explanações para os empresários sobre as vistorias preventivas, com o objetivo de identificar no estabelecimento comercial condições que facilitem ações como roubos e assaltos. As orientações são prestadas para o comerciante para que possa realizar as modificações. Outra opção de prevenção é o botão do pânico, no qual o comerciante tem contato direto com a Polícia Militar que alerta sobre uma ocorrência policial dentro do comércio. "Nosso objetivo é melhorar a estrutura com relação à segurança e tornar os comércios menos vulneráveis".

Com relação as blitize, a Capitã reforçou o pedido de apoio à população para que não avise os carros com sinal de luz para indicar que há blitz próxima. Esta atitude e a proliferação deste tipo de informação por meio de tecnologia, como nos grupos de Whatsapp que avisam o local das blitze, pode favorecer o bandido, que consegue escapar das barreiras. A capitã lembrou de uma recente operação, no dia 28 de janeiro, na qual, em uma blitz, os Policiais Militares abordaram um homem que estava com mandado de prisão ativo pelo crime de estupro de vulnerável, expedido pela comarca de Blumenau. E no veículo ainda foram encontradas 13 caixas de cigarros contrabandeados. "Graças a estas operações conseguimos tirar de circulação pessoas com débito com a justiça", frisou a Capitã Maria.

Para agilizar a ação dos policiais, o batalhão de Timbó recebeu tablets para a utilização no projeto PMSC Mobile. Com a nova tecnologia, os policiais poderão reduzir o tempo de atendimento de ocorrências. "Estamos na busca por fortalecer as estratégias preventivas e estamos administrando os desafios", finalizou.