Mais de 11 mil 'alunos' retornam às salas de aulas em " Pelotas " |
Educação
Sucedendo a gestão de Walter Conrado Araújo, o ex-prefeito de Rio dos Cedros Fernando Tomaselli assumiu, no dia 2 de Janeiro, a Diretoria Executiva do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI). A CIMVI tem como uma das principais finalidades a questão do saneamento, no que se inclui a operação do aterro sanitário, que pertence a 9 dos 12 municípios que fazem parte do consórcio e está situada na cidade de Timbó. Fernando concedeu entrevista exclusiva ao Jornal Café Impresso, na qual garante que Rio dos Cedros está em boas mãos, planos para o futuro da sua gestão, de que maneira funciona o consórcio, e muito mais. Confira a seguir.
Fernando: O convite a assumir este novo desafio partiu de alguns dos prefeitos do último mandato, depois apoiado pelos demais, creio que especialmente por ser um entusiasta das políticas públicas e desenvolvimento regionalizado. Creio que, pelo fato de ter experimentado 8 anos à frente de uma gestão municipal, além de ter sido presidente (ou membro da diretoria) de todas as entidades que compõem os municípios (AMMVI, AGIR, CIMVI, CISAMVI), possa mediar e acelerar a implantação de alguns novos serviços, especialmente junto aos novos gestores municipais eleitos recentemente.
Fernando: No último ano, como presidente da AMMVI, desenvolvemos uma proposta de ampliação da gama de serviços que poderá ser oferecida pelo CIMVI, e que posteriormente fora aprovado em todas as 12 câmaras de vereadores dos municípios que o compõem. Além dos serviços de Gestão de Saneamento, Gestão de Turismo/Cultura/Esporte, serão desenvolvidos Gestão Ambiental (que substituirá as funções da FATMA), no que se refere a impacto local, Gestão de Administração e compras governamentais (intermunicipais) e convênios, além de uma série de finalidades de interesse comum como elaboração de concursos públicos, contratação de equipamentos, serviços, treinamentos e formação continuada. Um novo desenho a ser construído com diretrizes, estratégias, metas, programas e ações, que poderá a interesse de cada município fazer-se valer.
Fernando: Hoje é composta, por um engenheiro permanente e dois auxiliares administrativos, além de um gestor para Turismo/cultura/esporte e o Diretor Executivo, os demais serviços são contratados conforme operacionalização. Os novos serviços dependerão da adesão parcial ou total dos municípios, porém o de Gestão Ambiental exigirá uma gama de profissionais em engenharia e fiscais, assim também na eventual implantação de outros novos serviços.
Fernando: Dos 12, efetivamente 9 municípios são titulares dos serviços do aterro sanitário (Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio, Timbó). A participação eventual de qualquer um dos outros (Gaspar, Botuverá,Guabiruba) só será possível com manifesta aprovação por unanimidade dos demais municípios em Assembleia Extraordinária específica.
Fernando: Daquele evento houve um TAC (Termo de Ajuste de Conduta), com uma série ações já executadas ou em execução visando atender e corrigir tais infortúnios na vizinhança.
Fernando: Sempre deixei claro que, independente de qualquer situação, não participaria com nenhum cargo do novo governo para respeitar a individualidade da nova gestão. Porém, estou conversando proximamente com o novo prefeito e vice, sendo colaborativo em tudo que for necessário. Indiretamente sou membro do novo governo, sei que está em boas mãos.
Educação
Teste
TESTE XML
Cidade
Destaque
Gauchão 2024
Lobo de olho
Caderno Saúde
Gauchão 2024
Folia