Mais de 11 mil 'alunos' retornam às salas de aulas em " Pelotas " |
Educação
"Nosso entendimento e dever é tirar do papel as propostas que levamos para a comunidade nas eleições de outubro, nosso plano de governo, e é nisso que estamos focados" - é assim que o prefeito eleito Jorge Krüger define a missão da Prefeitura e secretarias nesta nova gestão, que vai até 2020. Já no dia 2 de janeiro ele se reuniu com os secretários para falar sobre o plano de governo e responsabilidade que cada um tem de, aos poucos, dar andamento às ações propostas aos timboenses.
"Todos se mostraram dispostos e estão alinhados com o propósito de continuar o crescimento de nossa cidade, que já vem do mandato anterior", garante Krüger. No fim do ano passado, foi definida a reforma administrativa, que em seguida foi encaminhada para a Câmara de Vereadores e consiste na fusão de secretarias. "Conseguimos diminuir duas secretarias, o que gera uma economia considerável", frisa.
No que diz respeito às contas do município, o prefeito diz que Timbó fechou o ano com todas as contas pagas - obras, pagamento dos funcionários, tudo ficou em dia. "Com o dinheiro e fluxo de caixa que ficou para este ano, será feita a licitação da Ponte do Anel Viária, e a expectativa é que ainda neste mês ou meados de fevereiro, esteja sendo feita a homologação da empresa que vai executar obra, que liga o bairro Dona Clara ao bairro Padre Martinho Stein", adianta.
Uma das principais propostas da nova gestão é a continuação dos investimentos na área da educação, como a ampliação das vagas de creche. "Já sentamos com o secretário de Educação, Alfroh Postai, para definirmos a criação de uma lista única, onde iremos identificar qual realmente é a demanda de crianças aguardando vagas de creche e onde residem, para assim saber ao certo em qual bairro há essa necessidade", explica o prefeito. Através dessa lista, serão discutidas ações de ampliação da creche existente em determinado bairro ou a efetivação de parcerias público-privadas com creches privadas.
"Em tese, o município subsidiaria em partes o custo para que os pais possam ter acesso à creche também", complementa. Há ainda o objetivo entregar mais uma creche na primeira metade deste ano, localizada na rua 7 de Setembro com a rua Manaus, no bairro Capitais - onde funcionava o antigo Jardim Beija-Flor - que irá ofertar em torno de 60 e 80 vagas.
"Temos um grande programa de pavimentação que é o 'Pavimenta Timbó', o qual também já estamos desenvolvendo como irá funcionar e fazendo o mapeamento de várias ruas cujas famílias já manifestaram o desejo de receber pavimentação, seja por asfalto ou tijolão", comenta o prefeito. Ele diz que há também um projeto inovador de calçadas que vem em contento da pavimentação de ruas e que faz parte de um programa de pavimentação de calçadas. "Estamos estudando ainda as formas de como isso poderá ser feito, mas o que vimos até o momento é a possibilidade do município ceder a mão de obra e o morador entrar com o material - que é o paver e o pó de brita", comenta.
A gestão tem como forte objetivo a continuação dos investimentos na área da saúde, gerando cada vez mais um atendimento humanizado, que realmente dê acolhimento às pessoas que buscam atendimento nos Postos de Saúde, Policlínica e no Hospital e Maternidade Oase. "O projeto da UTI adulto, que está em fase de finalização, teve uma parceria muito importante por parte da administração pública e também da comunidade", explica. "Já sentamos com a nossa equipe e uma questão que vamos levar à comunidade é que seja mantido o repasse de 10% do IPTU para o Oase a fim de custear as obras do projeto da UTI Infantil, que desejamos tirar logo do papel", garante.
Uma proposta que também foi levada aos moradores durante o mês de outubro do ano passado foi um Centro de Acolhimento para os animais de rua que vivem em Timbó. "Iremos sentar com as ONGs de Timbó para falar sobre isso e já tivemos algumas conversas individualizadas com pessoas que manifestaram o desejo de colaborar e opinaram de que forma poderíamos fazer isso dar certo", explica o prefeito. "O município está disposto a ver a possibilidade de ceder um veterinário para fazer a castração desses animais para pessoas que não têm a condição de pagar por isso. O controle populacional é importante para termos um controle real de quantos animais estão na rua e tentar resgatá-los", explica.
Educação
Teste
TESTE XML
Cidade
Destaque
Gauchão 2024
Lobo de olho
Caderno Saúde
Gauchão 2024
Folia