Mais de 11 mil 'alunos' retornam às salas de aulas em " Pelotas " |
Educação
Por 61 votos a 14, o Senado aprovou na noite desta terça-feira a Proposta de Emenda à Constituição que estabelece um teto de gastos públicos pelos próximos 20 anos. Como o texto altera a Constituição, será necessária ainda uma segunda votação que está marcada para o dia 13 de dezembro. A exemplo do primeiro turno, para ser aprovada de maneira definitiva, a PEC precisará contar com 49 votos favoráveis. Para o senador Paulo Bauer (SC), líder do PSDB, a segunda votação deverá confirmar o placar da primeira.
O senador discursou favoravelmente à Proposta. Ele afirmou que a medida faz parte do compromisso assumido pelo presidente Michel Temer de organizar a administração pública, criando condições para o controle das taxas de juros, da inflação e dos gastos com o objetivo de garantir desenvolvimento, emprego e renda.
"A PEC propõe uma mudança de paradigma nas contas públicas do país. Estabelece tão somente e simplesmente o seguinte: o Governo só pode gastar o que arrecada. O Governo não pode e não tem como gastar mais do que arrecada", explicou Bauer.
Paulo Bauer explicou que há anos o Governo gasta mais do que arrecada. Isso, segundo o senador, acontece porque as demandas são muitas e o governo tem sempre a intenção de atender, mas precisa de limites. Isso porque as contas públicas não suportam o déficit que é anual. Segundo o líder do PSDB, a PEC dos Gastos é pedagógica.
"Essa PEC equivale à Lei de Responsabilidade Fiscal. É pedagógica. A partir do momento que tivermos essa PEC aprovada, o Brasil inteiro vai entender melhor o que é Orçamento Público, como devemos proceder na arrecadação e o que devemos pagar com o recurso público arrecadado", afirmou o parlamentar catarinense.
A PEC dos Gastos já foi aprovada pela Câmara dos Deputados. Se aprovada em segundo turno (a votação está marcada para o dia 13 de dezembro), a medida deverá ser promulgada pelo Congresso Nacional ainda antes do recesso parlamentar previsto para 22 de dezembro.
Educação
Teste
TESTE XML
Cidade
Destaque
Gauchão 2024
Lobo de olho
Caderno Saúde
Gauchão 2024
Folia