Mais de 11 mil 'alunos' retornam às salas de aulas em " Pelotas " |
Educação
Você sabe o que significam as palavras texting tendinitis e text neck? Pode até não saber, mas com certeza conhece alguém que sofra destes males. Talvez você mesmo seja uma vítima. Trata-se de novos termos cunhados pela medicina para classificar doenças causadas pelo excesso do uso de dispositivos móveis, como smartphones e tablets.
Texting tendinitis é o nome dado para inflamações nos tendões dos dedos, em especial dos polegares, comum em quem fica muito tempo digitando no celular. Já text neck é o nome utilizado para os problemas posturais causados pelo mesmo motivo. Dependendo do grau de inclinação do pescoço na hora de digitar, explica o fisioterapeuta André Nogueira Ferraz, pode haver uma sobrecarga de até 27 quilos a mais na coluna cervical.
Isso é um problema sério, diz Ferraz, especialista em ortopedia, traumatologia e esportes, porque, segundo pesquisa recentemente realizada pela Deloitte Brasil, os jovens com idades entre 18 e 24 anos olham seussmartphones 101 vezes diariamente, em média. Essa prática tem levado pacientes cada vez mais jovens aos consultórios de fisioterapia.
Ferraz explica que a flexão da cervical para a frente diminui o espaço entre as vértebras, aumentando a pressão nos discos intervertebrais, causando dores musculares, desconfortos na região do pescoço e, em quadros mais severos, protusões e hérnias discais. A recomendação é de diminuir o tempo online e prestar atenção na postura durante o uso. Quanto às tendinites nas mãos, o fisioterapeuta diz que é igual às já conhecidas lesões por esforço repetitivos (LER), só que agora causadas por excesso no uso de celulares. A receita, então, aliás como sempre, é usar o bom senso.
Diário Catarinense
Educação
Teste
TESTE XML
Cidade
Destaque
Gauchão 2024
Lobo de olho
Caderno Saúde
Gauchão 2024
Folia